segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Segunda sem Carne

Oi gente! tudo bem com vocês?

Estou de volta! E hoje resolvi falar sobre uma campanha muito interessante e que no meu ponto de vista possível a todos nós, A Segunda sem Carne.

Acabei de voltar de um restaurante (almoço) e quando ia me faltar de Salada de Bacalhau lembrei: ops! hoje é segunda!! Mas como assim?? Vamos ao começo...

Há pelo menos 7 anos estou na luta para me tornar uma pessoa mais saudável, justa e ecologicamente correta, assim optei por retirar a carne bovina, suína, as aves, e outros bichanos do meu cardápio, masssssssssssssssssssss ainda como crustáceos e peixes pelo menos 1 x na semana.

Entendem agora?

Então voltando ao tema do post, quando falamos em carne, principalmente no Brasil pensamos logo em carne bovina, mas obviamente é incluído neste grupo: as aves, peixes, assim como outros animais.

A Campanha Segunda Sem Carne nasceu com o intuito de fazer pensar sobre as questões que estão diretamente relacionada aos impactos do uso de carne para alimentação. Fazendo referencia a saúde humana, os animais e ao meio ambiente. Daí surgiu a proposta de buscar nossos sabores pelo menos uma vez na semana.

Esse movimento surgiu em São Paulo em outubro de 2009 em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, onde passou a ter notoriedade e ser divulgada em outros estados.

Esse projeto é conhecido em outros países como Estados Unidos e no Reino Unido, onde é apoiado por diversos líderes e celebridades do mundo inteiro.

A segunda-feira foi escolhida pelo simples fato de aqui no Brasil, ser costume as pessoas comerem bastante carne principalmente no final de semana e na segunda buscam a comer coisas mais leves. Sabe o que é a cara da segunda também? novas promessas de entrar na academia, para de tomar refri, essas coisas que nos arremete depois de uma gordice heheheh

Então, nada melhor do que a Segunda-feira pra tirar a carne do nosso prato!

Mas por que parar de comer carne?
Eu nasci assim... eu cresci assim... é tradição... é natural...

Eu não condeno, jamaissssssssssss até por que morro de dificuldade de tirar os peixes e crustáceos da minha dieta, sei que é muito difícil, mas nunca impossível!! Então quando mais eu conheço a causa e percebo os benefícios mais perto eu fico da minha realização: tornar-se vegetariana!!

Existem vários fatores pelo qual é importante optar por excluir carnes do nosso cardápio:

Pela saúde Humana: dentro de uma dieta rica em vegetais é possível prevenir de doenças crônicas, cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer. Essa dieta deve ser rica em vitaminas e sempre acompanhada por um nutricionista.

Pelos Animais: certamente quem come carne bovina não gostaria de conhecer um abatedouro destes animais, realmente a cena não é das melhores... No mundo cerca de 70 bilhões de animais terrestres são mortos por ano, visto que o que temos de vegetais disponíveis na natureza é suficiente pra nos alimentar. A exploração animal vem crescendo a cada dia no mundo, o que justifica também o desmatamento e a falta de água do planeta.

Pelo planeta:  para produzir carne para a população mundial, é preciso criar bilhões de animais que consomem comida, água, recursos energéticos, sem contar que precisam de espaço e que produzem esterco o que vem a contaminar os mananciais, o que causam poluição das mais variadas.
Adoro essa parte "para cada quilo de proteína animal são necessários de 3 a 15 kg de proteína vegetal" gente do céu!! essa proteína vegetal (milho, soja, grãos... alimentam a nossa raça também).

Só deixei de comer carne (ainda não os peixes e crustáceos - não vejo a hora de não precisar mais desses parenteses) depois que vi o vídeo "a carne é fraca" que fala de todas essas questões e principalmente pela saúde, já que eu tenho um histórico de problema no metabolismo (colesterol e triglicerídeos altíssimos), alias tinhaaaaaaaaaaaa, pois, desde que reduzi o consumo meus números se estabilizaram e hoje não preciso mais de fazer uso de medicamento. Apesar de tudo mais, eu não me enquadro em nenhum dos seguimentos (vegano, vegetariano, ovolactovegetariano...), mas penso que é possível sim e que ainda tenho muito a aprender.

Então, se conseguimos pensar dessa forma, que os animais têm um papel diferente a este que impomos na sociedade, ai sim, começaremos a ter uma melhor perspectiva de futuro e certamente um novo olhar para o próximo.


Não deixem de conhecer: http://www.segundasemcarne.com.br/

2 comentários:

  1. Que lindo! Menina eu lembro na epoca que eu estava começando a retirar carne aos pouquinhos e nós começamos a nos falar hehe e hoje não sinto falta do bichinhos! É possível ne tchutchuca, grande iniciativa essa do segunda sem carne, um passinho de cada vez a gente chega lá.
    Aqui nos estados unidos tem um movimento também bem popular o "meatless monday", sempre dou uma espiada pra procurar novas idéias para receitinhas.
    Você é flexi-vegetarian. Come alguns frutos do mar mas a base da dieta é vegetariana. Tá vendo, tem rótulo pra tudo kkkkkkk Mas quem disse que a gente precisa se encaixar?
    É nosso bem-estar que importa no final, e se estamos progredindo fazendo o bem pra nós e nosso próximo (bichinhos inclusos) então estamos no caminho certo.
    Um super beijo da #egoistapelasaúde ;*
    www.eu-goista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Beijo egoistaaaaa!! Realmente um passo de cada vez nos leva ao longee!!

    ResponderExcluir